A importância da Ética

O que não se ensina e deveria se ensinar nas escolas.

7/15/20252 min ler

O que é Ética? Como sabemos se alguma coisa é Ética? Tenho a convicção que, se perguntarmos isso para 100 pessoas, especialmente, brasileiros, garanto que vamos obter respostas de todo tipo. E, com raríssimas exceções, erradas.
Tento entender há anos o que acontece por aqui e, como não sou especialista em análise comportamental, tenho que reduzir minhas hipóteses ao que posso observar. E a primeira observação é: não se ensina Ética nas escolas. Não interessa que nome as escolas dêem, mas Ética, com caixa alta no E não é ensinada.
A segunda hipótese é mais controversa, mas simples: o brasileiro é individualista e acredita que as leis e princípios podem ser adaptados à sua convicção. Vejo isso em todas as esferas sociais. As pessoas acham que tudo é uma questão de pagar o preço ou não.
Lei Seca no trânsito? Tudo bem, é só não ser pego. Mentira para ganhar uma ação trabalhista? Tudo bem, é só conseguir testemunhas. Sonegar impostos? Tudo bem, o governo é corrupto. Velocidade acima da permitida? É só saber onde estão os radares.
Num país ou onde a lei "pega" ou não, como se isso fizesse algum sentido, estamos acostumados demais a sermos "tolerantes" com os erros. Mas será tolerância ou a sensação que é mais fácil ser igual todo mundo? Toda vez que dobramos a verdade a nosso favor, estamos, no mínimo, incorrendo em falta de Ética. Só que esse mínimo pode virar crime. Quanto mais "tolerantes" com os desvios, mais próximos da barbárie. Ou melhor, estávamos. Porque é só olhar qualquer empresa, pública ou privada, órgãos do governo etc, a começar pelo judiciário, que vamos perceber que a lei virou apenas bibliografia de decisões bizarras.
Voltando à questão da Ética, até a definição do termo me parece ultrapassada e inconcebível atualmente. No passado, onde os povos tinham suas próprias culturas e o isolamento era o normal, podemos dizer que Ética é um "conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade", como diz o Google.
Eu afirmo: não, não é. Quando fazemos negócios internacionalmente, ou existe uma Ética universal ou não temos regras. Ética, para mim, é o que é certo e deve ser feito ainda que ninguém esteja olhando. Infelizmente, esse conceito valia apenas para quando as pessoas tinham medo de Deus e, mesmo nessa época, cada fé profetizava uma leitura diferente do que Deus julgaria correto ou não.
A Ética deveria nos diferenciar dos demais animais, que não sabem ler e nem escrever e não deixaram milhares de anos de história para as novas gerações aprenderem. No reino animal é aceita a lei da sobrevivência. No mundo humano, globalizado, que busca o bem-estar mundial, Ética é bem objetiva e, se for de um grupo de pessoas, que seja a população mundial. Isso é o que vai nos impedir de continuar a destruirmos uns aos outros e ao planeta. Esqueça aquecimento, guerras, poder militar, recessão. Todos os males do planeta são sintomas, mas a causa é uma só: total falta de Ética.