Uma quinta dimensão?

A IA é muito mais do que uma ferramenta ou plataforma. É uma nova dimensão pessoal e profissional.

9/15/20253 min ler

Quem me conhece sabe que estou numa imersão em Inteligência Artificial para entender o que é possível fazer de concreto em termos de negócios. Em toda novidade há muito burburinho, muito boato, muita especulação e nem tanto resultado.

Com IA é diferente, pelo motivo oposto: todo burburinho, especulação e boato não são capazes de mostrar o que a IA vai de fato ser capaz. Mal arranhamos a superfície desse tema. Primeiro, cheguei à conclusão de que ela nos dá super poderes ao permitir clones do que fazemos em tempo real.

Agora, cheguei à conclusão que ela é uma nova dimensão. Além de largura, altura e profundidade, temos o tempo, a quarta dimensão, e a IA gera uma quinta dimensão, ao permitir que as coisas sejam feitas simultaneamente ao que fazemos e até terminar as coisas antes de nós. Ou seja, ela funciona numa relação com o espaço-tempo independente do nosso, como se fosse possível transcender a nossa realidade. Não é à toa que o Google afirma ter entrado em contato com outras universos com o computador quântico.

Traduzir para a realidade o que a IA pode fazer com um computador quântico é totalmente abstrato em termos conceituais, ao mesmo tempo que é também totalmente real. Quem gosta de imaginar horizontes desconhecidos está prestes a enxergar isso com os próprios olhos.

De forma bem prática, parece que existem mais IAs do que demanda, mas a realidade é outra: apesar da quantidade impressionante, que se duplica todos os dias, não é a quantidade que importa, mas quais serão capazes de evoluir da melhor forma. Das mais de 20 que testei, algumas me chamaram muito a atenção:

. Abacus.ai - rápida, precisa, completa. Do tipo Deep Agent (que acessa e integra sistemas e tarefas diferentes), é capaz de entender prompts simples e, apesar de ter sido criada para aplicativos financeiros, faz Apps e WebApps muito bem. Além de ser econômica em termos de créditos.

. Rocket.new - primeiro deep agent q experimentei, impressiona também sua capacidade de entender e desenvolver aplicações com qualidade e completas. É um pouco gastona com créditos, mas o investimento vale a pena.

. Gemini2.5 - o pacote do Google é muito poderoso, com Nano Banana para imagens, Veo3 para vídeos e o Deep Research para pesquisas aprofundadas. É a que mais uso por sua versatilidade e qualidade final, mas não está sentada em cima dos louros.

. ChatGPT 5 - também impressionante, mas para o meu uso, menos útil do que o Gemini2.5. E mais caro também.

. Gamma.app - para apresentações do tipo Power-Point é excelente. Recomendo.

. Genspark.ai - muito rápida, econômica e confiável, produz imagens a partir do zero ou de fotos com qualidade. Ainda precisa aperfeiçoar sua pesquisa, mas recomendo experimentar.

Essas IAs resolvem os problemas de 90% dos negócios e isso não significa que você deva se contentar com elas, assim como eu não me contento. Elas são formas de se aprofundar nas IAs sem ficar doido tentando entender qual a melhor. Vamos lembrar que uma necessidade de automação ou de tecnologia nasce sempre de uma necessidade de negócio e, quando essa necessidade não é bem compreendida, não há ferramenta que resolva. Então, use para entender melhor a sua própria necessidade.

Não poderia deixar de citar a minha decepção com ferramentas como a Adobe. Pioneira em tanta coisa, apresentou suas ideias de IA já há alguns anos, mas confortável com os louros conquistados, achou que seria capaz de controlar o timing. Pelo visto não aprenderam nada com a morte do Flash (pensaram que a Apple estaria sozinha na briga) e, nos últimos anos, já estava perdendo terreno para ferramentas como o Canva. Agora, patinaram feio com a IA e têm, seguramente, a pior entrega do mercado, com o maior preço. Estão tão presos no seu mundo que não estão conseguindo acompanhar o mercado.